Anuncie aqui no Isto é Aracaju

Banco de Leite Marly Sarney precisa aumentar doações em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

A meta do Banco é ofertar oito litros de leite por dia. — Foto: Fonte: SES

O Banco de Leite Humano Marly Sarney, ligado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, precisa aumentar as doações de leite materno na unidade. A meta do Banco é ofertar oito litros de leite por dia.

Segundo a gerente da unidade, Magda Dórea, por mês, cerca de 420 crianças nascem vivas na unidade, sendo 40% delas prematuras. É necessário dobrar o número de mães doadoras e de leite pasteurizado. Atualmente a unidade entrega quatro litros por dia.

“O processo de pasteurização acontece três vezes por semana. Atualmente, 100% das crianças nascidas com menos de 1,5 Kg recebem diariamente o leite humano pasteurizado”, diz a gerente.

O leite coletado pela mãe é transportado por funcionários do serviço, que se orientam por regiões (bairros próximos). “Ele é acondicionado em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável, com termômetro de máxima e de mínima temperatura, sendo levado o mais rápido possível para o banco”, conta Magda.

Em 2020 foram coletados 998 litros de leite humano, uma média de 91 litros mês, com um total de 998 doadoras, beneficiando 1.548 bebês, com uma média de 141 bebês ao mês.

Como doar

Para doar, a mulher com excesso de leite precisa estar sadia, bem nutrida e ter o cartão de pré-natal comprovado. O leite poderá ser coletado no Banco de leite ou na casa da voluntária.

Parturientes que estão amamentando e querem ser doadoras devem procurar o Banco de Leite Marly Sarney através do telefone (79) 3226-6301 ou no endereço Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. As pessoas que ainda não são cadastradas podem ligar para o mesmo número, que atende de segunda a sexta das 7h da manhã até 17h.

“A Rede Nacional do Banco de Leite juntamente a Rede Sergipana cumpre todas as diretrizes de segurança de vigilância sanitária, segurança da Fiocruz, inclusive exigindo que para a mãe se tornar doadora ela passe por uma série de exames que apontem negativamente para Sífilis, Hepatite D e HIV”, finaliza.

Por G1 SE

Deixe um comentário