Canal WhatsApp Isto é Aracaju

O que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular?

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O Pix vem batendo recorde de transações, sendo um dos meios de pagamento mais utilizados do momento. Há quatro tipos de chaves, sendo que uma delas é o número de telefone. Mas ao trocar de chip, o que fazer com o número antigo cadastrado no banco? Abaixo, vou te explicar qual ação deve ser tomada para evitar problemas.

A chave Pix é uma espécie de “endereço” para a sua conta, da mesma forma que o RG identifica uma pessoa. Ao cadastrar seu CPF, por exemplo, você não precisa se preocupar com mudanças, afinal, esse documento é inalterável.

No entanto, se a chave for seu número de celular, existe um procedimento que deve ser feito após a comprar de um novo chip. Mas antes de explicar o que fazer, é preciso esclarecer o que acontece caso mantenha cadastrada a linha antiga.

A principal questão é que a operadora pode repassar esse número para outra pessoa. Isso é um problema porque, se o novo proprietário cadastrar a linha como chave Pix, o antigo dono vai perder o acesso. Dessa forma, os pagamentos e transferências irão cair na conta de outra pessoa.

O que fazer?

A maneira mais simples de resolver esse “problema” é avisando seus contatos, amigos e clientes que sua chave Pix mudou, enviando para eles o novo número e deixando bem claro que o antigo não é válido.

Após avisá-los, é extremamente importante excluir a chave do banco cadastrado. Assim, você garante que nenhuma conta ficará atrelada ao seu antigo número caso a operadora decida repassá-lo.

Quando a exclusão for feita, acredito que você vai querer cadastrar seu novo número, não é mesmo? Felizmente, esse procedimento é bem simples e rápido.

Por Wagner Pedro / Tecnoblog

Leia também:

Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir de hoje

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

1 comentário em “O que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular?”

Deixe um comentário