Março Lilás: especialista alerta para os cuidados com o câncer de colo uterino

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Dr. Alexandre Gomes, diretor de oncologia do Sistema Hapvida

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o mês de março foi escolhido para marcar a campanha de conscientização Março Lilás, dedicado a realização de ações para a prevenção e combate do câncer de colo uterino. Esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, o e a quarta causa de morte deste público por câncer, no Brasil.

Diante da importância e urgência de se tratar do assunto, o especialista Dr. Alexandre Gomes, diretor de oncologia do Sistema Hapvida explica o que é o câncer de colo do útero e como tratar.

“O câncer de colo uterino se trata de uma alteração nas células do útero. Esta alteração é causada, muitas vezes, pelo HPV ou FPV. Um dos exames preventivos da mulher é justamente a colonoscopia com a biopsia, que revela se há alterações. Quando o diagnóstico é precoce, a taxa de cura é altíssima”, esclarece.

O especialista orienta a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, uma vez que o HPV é uma das principais formas de desenvolvimento do câncer de colo do útero. Entre os fatores também está o tabagismo.

A vacinação contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

O oncologista alerta para a importância ao longo de todo ano, com exames preventivos e cuidados pessoais. “Estamos falando de um mês, mas é muito importante que o cuidado seja o ano inteiro, tanto mulheres, como homens que cuidem de suas parceiras, devem se conscientizar da importância do exame anual”, conclui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju

Deixe um comentário

Isto é Aracaju