Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Número de crianças internadas por síndrome gripal grave em Aracaju tem alta 114,28%, diz secretaria da saúde

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Leito de hospital — Foto: Mário Sousa/ASN/Divulgação/Arquivo

O número de crianças internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em Aracaju, tem alta 114,28%.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o crescimento foi notado na última semana epidemiológica, em crianças com idades entre 0 e 4 anos, que subiu de 7 para 15.

Ainda de acordo com a SMS, foram realizados 522 atendimentos em crianças na faixa etária dos 10 anos, desse total, 342 foram em crianças de 0 a 4 anos.

Diante da alta no número de crianças fora da faixa de vacinação contra a Covid, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, alerta sobre a importância de buscar a vacinação contra a influenza para crianças com menos de seis anos.

“Mesmo nosso estado tendo predominância do clima mais quente, atualmente temos tido períodos com chuvas e essa alteração favorece o surgimento de sintomas gripais. Paralelo a isso, o município aderiu à Campanha Nacional contra a Influenza, que está imunizando crianças com idade entre seis meses a menor de cinco anos. Portanto, para evitar mais casos de síndromes respiratórias, alertamos os pais e responsáveis para levar as crianças para receber a vacina contra a gripe e protegê-las de quadros respiratórios graves”, explicou.

A SRAG é caracterizada por desencadear infecções pulmonares, e mesmo o termo tendo se popularizado muito durante a pandemia, não deve ser exclusivamente associada à Covid-19.

Vacinados

Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde já vacinou contra a Covid, com a primeira dose, 44.708 crianças com idade entre 5 e 11 anos. Nesse mesmo grupo, 24.478 já receberam a segunda dose.

A vacinação infantil contra a Influenza contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Do início dessa etapa da campanha, no dia 2 de maio, até o momento, foram vacinadas 2.880 crianças, o equivalente a 7,89% da meta, que é imunizar 36.506 crianças.

Para facilitar o acesso ao serviço, além das 45 salas de vacina disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, também está sendo ofertada a vacina contra a influenza nos três shoppings da capital. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação da criança (RG ou certidão de nascimento), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Fonte: g1 SE

Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Deixe um comentário