Furto de energia sobrecarga a rede elétrica e pode provocar acidentes

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O furto ou fraude de energia pode trazer riscos de acidentes e impactar o fornecimento de energia para os consumidores regulares. No período de janeiro a agosto, foram registradas 4.410 irregularidades de furto de energia em Sergipe. A energia recuperada é equivalente a 12,5 GWh de energia, que seria suficiente para abastecer aproximadamente 105.224 mil imóveis com consumo médio de 134 kWh por um mês.

O gerente de combate às perdas da Energisa em Sergipe, Wellington Aranha, alerta que essas irregularidades são realizadas de maneira precária e com material inadequado, podendo ocasionar choques elétricos e curtos-circuitos. Além disso, as ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica prejudicando o fornecimento de energia.

“A Energisa trabalha diariamente para combater essas irregularidades com o objetivo de evitar acidentes e garantir um fornecimento de energia de qualidade para os clientes. Só a Energisa é autorizada a intervir na rede elétrica”, afirma Wellington Aranha.


Furto e fraude de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Segundo Wellington, quando identificada a irregularidade, a Energisa registra um Boletim de Ocorrência e o fraudador responde criminalmente podendo chegar até a prisão.

A denúncia da irregularidade pode ser realizada pelo site www.energisa.com.br, pela Gisa 79 98101-0715 na opção 15 – Denúncia de fraude, no Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular) ou no Call Center 0800 079 0196.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju

Deixe um comentário

Isto é Aracaju