Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Personal relata constrangimento após falha de reconhecimento facial no Batistão

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Personal relata constrangimento após falha de reconhecimento facial no Batistão

Personal denuncia detenção constrangedora pela PM durante jogo de futebol em Aracaju
A Polícia Militar informou que a abordagem foi feita dentro do procedimento padrão e que o homem foi liberado após ser comprovada a confusão.

Um personal trainer, de 23 anos, denunciou ter sido abordado de forma constrangedora pela Polícia Militar, após falha no reconhecimento facial, durante uma partida de futebol, entre Confiança e Sergipe, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, no último sábado (13).

O reconhecimento facial foi feito através de câmeras de segurança que utilizam dados da Segurança Pública e monitoram eventos em tempo real para evitar a presença de foragidos.

A abordagem, que apontava que o personal estava com um mandado de prisão em aberto, aconteceu no intervalo do jogo, quando ele estava na arquibancada, acompanhado do irmão de 16 anos.

Imagens gravadas por torcedores mostram o homem sendo levado por um policial, pelo meio das torcidas, com as mãos para trás. Ele foi até uma sala, onde foi revistado e apresentou um documento de identificação, que comprovou que ele não era quem a polícia procurava. Após ser liberado, voltou para a arquibancada.

O advogado do personal, João Gabriel Lima, questionou a condução até a sala de forma constrangedora.
“Eu não critico o uso da tecnologia, mas a forma como ela é utilizada. Ele não precisaria ser conduzido pelo meio dos torcedores até a sala. Poderiam pedir a identificação dele ainda na arquibancada, já que na sala utilizaram apenas um tablete para confirmar que não era ele. O irmão dele ficou desesperado”, disse.
A defesa também informou que houve truculência. “No momento que as mãos estavam sendo seguradas, apertaram bastante seu punho durante o trajeto. Da mesma forma, no momento da revista pessoal, o famoso ‘baculejo’, além de agirem a todo momento de forma ríspida, ao sentirem a chave do carro dele em seu bolso, puxaram com força”.

O advogado disse, ainda, que serão tomadas medidas administrativas e judiciais com um pedido de reparação pelos danos.

A Polícia Militar informou que a abordagem foi feita dentro do procedimento padrão e que o homem foi liberado após ser comprovada a confusão.

“O sistema de identificação facial veio para agregar e está ajudando muito. Nesse mesmo dia, um elemento foi identificado e preso em flagrante. No caso do cidadão abordado, ele foi convidado a ir conosco para a sala, depois foi pedido desculpa e ele foi liberado”, disse o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Jota Luiz. 

Fonte: G1 SE

Acompanhe também o “Isto é Aracaju” nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, X Antigo, Twitter e YouTube.

Deixe um comentário