Justiça dá prazo de 90 dias para adequações no Terminal Pesqueiro

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Terminal Pesqueiro: juíza determina reformas e multa os responsáveis (Foto: MPT)

A Justiça do Trabalho, por meio da 1ª Vara do Trabalho de Aracaju, condenou o Estado de Sergipe, a União Federal e o Município de Aracaju pelas condições precárias do galpão provisório do Terminal Pesqueiro, onde trabalham pescadores e marisqueiras.

A decisão é resultado de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), após constatação de riscos à saúde e segurança dos trabalhadores no local. Em 2024, a Justiça já havia determinado melhorias no galpão, mas o Estado recorreu da decisão.

Na nova sentença, a juíza Sílvia Helena Paráboli Martins Maluf determinou que os responsáveis forneçam, no prazo de 90 dias, condições adequadas de higiene, alojamento seguro, local para refeições e armazenamento de resíduos. Também foram fixadas multas diárias de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento.

Além disso, os três entes públicos foram condenados a pagar indenização por dano moral coletivo de R$ 200 mil, devido ao descumprimento das normas de saúde, higiene e segurança no local de trabalho.

O que diz o Governo e a Prefeitura 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), informa que foi notificado da decisão da Justiça do Trabalho relacionada às condições do galpão provisório do Terminal Pesqueiro de Aracaju. Apesar de reconhecer a importância de garantir condições adequadas de trabalho para pescadores e marisqueiras, o Estado ressalta que a propriedade do terminal pertence à União e que a prestação do serviço público no local é de responsabilidade do Município de Aracaju.

Por entender que a decisão não atribuiu corretamente as responsabilidades, a gestão estadual adotará os recursos cabíveis para reverter a decisão judicial, com o objetivo de adequá-la à realidade dos fatos e à legislação vigente.

Já a Prefeitura de Aracaju informa que o Município ainda não foi notificado sobre a decisão da 1ª Vara do Trabalho da Justiça Federal relacionada ao Terminal Pesqueiro.

por João Paulo Schneider
Com informações do MPT

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju

Deixe um comentário

Isto é Aracaju