
Três pessoas foram presas nesta terça-feira (29) nas cidades de Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Cubatão (SP), acusadas de envolvimento em um esquema criminoso de clonagem de cartões. A ação faz parte da Operação Essência Falsa, deflagrada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe (Dipol).
Segundo o delegado Érico Xavier, as investigações apontaram que os criminosos entravam em contato com as vítimas por telefone, informando que elas teriam sido contempladas com um kit de cosméticos ou perfumes de uma loja fictícia, como parte de uma suposta campanha promocional.
Após o contato, um suposto entregador era enviado ao endereço da vítima para realizar a entrega do brinde, cobrando uma taxa de frete que só poderia ser paga com cartão de crédito. No entanto, o golpe era consumado quando o entregador utilizava uma maquineta adulterada para clonar os dados do cartão da vítima. Posteriormente, os dados eram utilizados em diversas compras fraudulentas.
Até o momento, 17 vítimas foram identificadas apenas na capital sergipana, todas no segundo semestre de 2024, com prejuízos financeiros significativos.
A Polícia Civil reforça que outras pessoas que tenham sido vítimas do mesmo golpe devem procurar o Depatri para registro do boletim de ocorrência. Informações e denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia no telefone 181.
Fonte: SSP/SE