
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju notificou, nesta terça-feira, 29 de abril, a empresa responsável por veículos do transporte público que estavam circulando com mais de 12 anos de uso. A ação visa garantir o cumprimento das normas de idade máxima estabelecidas para os ônibus que operam na capital.
Em uma nota oficial, a SMTT explicou que, caso a empresa não retire os veículos em questão, ela poderá perder o direito de operar nas linhas afetadas, conforme previsto no Decreto nº 8.042/2025, que regula as novas diretrizes do transporte público de Aracaju. Os ônibus identificados foram fabricados nos anos de 2008, 2009 e 2010, e a SMTT determinou a retirada imediata desses veículos.
A Superintendência também esclareceu que, para efeito de fiscalização, o ano de fabricação considerado para os veículos é o da carroceria, e não o do chassi.
Esta ação segue a recente substituição da Viação Progresso, que operava na cidade com ônibus de mais de 16 anos, alguns ultrapassando os 20 anos de uso. A empresa foi substituída pela RS Transportes, e os veículos da Progresso pararam de circular em Aracaju no dia 10 de abril.
Por Isto é Aracaju