Funcionários da Renova reclamam do não pagamento de horas-extras e adicional de periculosidade; Emsurb afirma que serviços já foram retomados.

Na manhã desta sexta-feira (9), trabalhadores da empresa Renova, responsável pela coleta de lixo em Aracaju, paralisaram temporariamente as atividades em protesto contra o não pagamento de benefícios como horas-extras e o adicional de periculosidade.
A mobilização causou atrasos nos serviços de limpeza urbana em diversos bairros da capital sergipana. Segundo os trabalhadores, a situação tem se repetido nos últimos meses.
Em nota, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que a Renova declarou estar efetuando os pagamentos ao longo do dia, dentro do prazo legal, que é até o quinto dia útil do mês. A empresa também garantiu que as equipes retornaram às ruas e que a coleta domiciliar será normalizada até o fim da manhã.
A Emsurb ainda ressaltou que tem feito os repasses contratuais à empresa de forma rigorosa e pontual, totalizando R$ 8.494.755,95 apenas nos meses de fevereiro, março e abril de 2025.
Diante das reclamações recorrentes e da instabilidade nos serviços, a autarquia notificou a Renova mais de dez vezes e instaurou um processo administrativo para apurar responsabilidades e, se necessário, aplicar sanções à prestadora.
“A Emsurb reforça o compromisso de fiscalizar a execução do contrato e garantir a continuidade dos serviços com qualidade para a população aracajuana”, declarou o órgão.
Por Isto é Aracaju