
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), anunciou na noite desta terça-feira, 13, que a coleta de lixo na capital deverá ser totalmente normalizada até a próxima sexta-feira, 16. O comunicado foi feito por meio das redes sociais, após dias de transtornos enfrentados pela população, principalmente nas zonas Sul e Norte da cidade.
Segundo a gestora, cerca de 60% da coleta já foi restabelecida. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) redesenhou o cronograma de atendimento e intensificou o trabalho nas áreas mais críticas, como forma de amenizar os impactos causados pela interrupção parcial dos serviços.
Durante reunião com representantes da Emsurb, Emília informou que cobrou soluções imediatas. Um dos principais entraves apontados foi a retenção de cinco caminhões da empresa Renova — responsável pela coleta — que estavam em vistoria técnica pela Adema. A liberação desses veículos está prevista para esta quarta-feira, 14, o que permitirá a retomada completa das rotas.
A prefeita destacou ainda que a administração municipal está em dia com todos os repasses financeiros à empresa, totalizando mais de R$ 8,4 milhões entre fevereiro e abril. Apesar disso, a Renova já foi notificada mais de dez vezes por falhas na prestação dos serviços e atualmente é alvo de um processo administrativo instaurado pela Emsurb, que pode resultar em sanções.
Emília criticou duramente o desempenho da empresa. “Aracaju não pode ser refém de empresa que não cumpre com sua parte. E vou até o fim pra garantir que os serviços públicos sejam prestados com respeito e dignidade”, afirmou.
Por Isto é Aracaju