Comandante do GTA fala sobre queda de avião agrícola em Sergipe

Photo of author

Por Isto é Aracaju

O comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe, coronel Fernando Góes, detalhou nesta sexta-feira, 4, como foi a atuação na ocorrência envolvendo a queda de uma aeronave agrícola que resultou na morte do piloto Alexandre Farias, de 52 anos, em uma área de plantio entre os municípios de Capela, Riachuelo e Carmópolis.

Segundo o comandante do GTA, a equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros e conseguiu localizar o local exato do acidente com apoio do helicóptero. A área de difícil acesso exigiu coordenação para orientar as equipes em solo até os destroços. “O GTA fez a parte de localização e o acionamento dos órgãos aeronáuticos para investigação, no caso o Seripa, cuja base no Nordeste fica em Recife”, explicou.

O comandante destacou que a aeronave era de uso exclusivo para pulverização agrícola, equipada apenas para o piloto. “Ela atendia todos os requisitos da legislação específica da aviação agrícola e estava sendo utilizada corretamente para esse fim”, afirmou. Ele ressaltou, no entanto, que ainda é cedo para apontar qualquer causa para o acidente. “É muito prematuro afirmar qualquer coisa agora. Para termos a informação concreta, é preciso aguardar pelo menos seis meses de investigação. Qualquer opinião agora é chute”, frisou.

De acordo com o GTA, o trabalho de resgate foi considerado complexo. Embora a localização aérea tenha sido relativamente rápida, a aproximação em solo foi difícil devido à ausência de áreas de pouso próximas. “Confirmar a presença da vítima, o óbito e depois retirar o corpo preso nas ferragens foi uma atividade penosa”, relatou o comandante, lamentando a morte do piloto.

Ele também ressaltou que, apesar da gravidade do acidente, não houve outras vítimas, já que o avião caiu em uma plantação de cana em área isolada. “Poderia ter produzido alguma vítima no solo, mas não havia ninguém no local. Perdemos o comandante da aeronave, mas felizmente não feriu mais ninguém.”

A ocorrência foi comunicada ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), que enviará uma equipe para dar início à apuração das circunstâncias da queda.

Deixe um comentário

Isto é Aracaju