
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, nesta quarta-feira (9), à carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para o país norte-americano. A medida entrará em vigor em 1º de agosto de 2025.
Em declaração oficial, Lula destacou que o Brasil é uma nação soberana, com instituições independentes, e não aceitará interferência externa em seus assuntos internos.
🗣️ “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo também sinalizou que o Brasil poderá adotar medidas de retaliação, conforme prevê a Lei de Reciprocidade Econômica.
💬 “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, completou.
A reação de Lula ocorre após Trump relacionar a nova tarifa à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de Jair Bolsonaro, acusando o Brasil de censura e de perseguir o ex-presidente. As críticas de Trump geraram forte repercussão no cenário diplomático e político.