MP constata irregularidades no Hospital Gabriel Soares, em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Unidade opera sem licença sanitária, segundo fiscalização do MPSE

(Foto: MPSE)

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) identificou diversas irregularidades no Hospital Gabriel Soares, em Aracaju, durante uma fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (23). A vistoria foi feita em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal e o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE).

De acordo com o MP, o hospital está funcionando sem alvará sanitário, o que representa uma violação das normas que regem os serviços de saúde e coloca em risco a segurança de pacientes e profissionais.

Além da ausência da licença, a promotora de Justiça Euza Missano afirmou que o hospital já é alvo de uma Ação Civil Pública movida pelo MP devido a outras irregularidades identificadas por órgãos de fiscalização.

“O funcionamento sem alvará é uma situação gravíssima. Já recebemos diversas denúncias do Coren e da Vigilância Sanitária. Infelizmente, as inadequações persistem, mesmo com o planejamento apresentado pela própria unidade”, declarou Missano.

Déficit de profissionais de enfermagem

Durante a inspeção, outro problema constatado foi o número insuficiente de profissionais de enfermagem. O presidente do Coren/SE, Marcel Azevedo, relatou que a equipe está sobrecarregada e sem o devido descanso.

“A enfermagem do Hospital Gabriel Soares pede socorro. Não podemos sobrecarregar um profissional que cuida da vida de outras pessoas. A situação é urgente”, alertou.

O MP informou que todas as constatações serão formalizadas em um relatório técnico que será encaminhado às autoridades judiciais, com pedido de medidas imediatas.

O que diz o hospital

Em nota, o Hapvida, responsável pela administração do hospital, afirmou estar em diálogo permanente com a Vigilância Sanitária e que está cumprindo um cronograma de adequações.

“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e o cumprimento das exigências solicitadas. Diversas adequações já foram concluídas e entregues aos órgãos competentes”, disse a operadora.

Com informações do MPSE

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP

📲 Siga o Canal no WhatsApp
Siga também nosso Instagram: 📸 @istoearacaju

Deixe um comentário

Isto é Aracaju