
O segundo semestre do ano letivo começou, e é comum nessa época que as crianças sintam o impacto na mudança de rotina. Esse desafio decorre das semanas de férias escolares, com horários flexíveis para dormir até mais tarde e mais tempo livre. Para que a transição da rotina aconteça de um modo mais tranquilo, a escola e os pais desempenham um papel essencial, oferecendo suporte emocional, acadêmico e social aos alunos.
Durante a volta às aulas, algumas crianças podem oferecer resistência para ficar no ambiente escolar, apresentarem sinais de ansiedade e estresse intenso, choro ou pouca comunicação. Esses comportamentos são naturais e devem ser acolhidos de forma tranquila. Especialistas apontam que o choro é a externalização dos sentimentos da criança, portanto, é apenas uma forma de demonstrar o desconforto com a mudança de hábitos.
No Colégio do Salvador, as aulas voltaram na última segunda-feira (21), e com o objetivo de tornar essa transição mais tranquila, o diretor Jamisson Souza traz orientações para os pais e responsáveis. Ele explica que o aluno precisa manter uma rotina estável e organizada, para que possa desempenhar corretamente suas habilidades cognitivas e manter uma boa relação com os colegas.
“O primeiro passo é ter um sono de qualidade, com horários pré-definidos. Quando a pessoa dorme corretamente às 8 horas, ela tende a ter mais disposição e foco. Outro fator fundamental é estabelecer o reajuste de alimentação com os lanches saudáveis e no horário correto. Essas mudanças reforçam a rotina escolar na memória da criança”, detalha Jamisson.
Correlacionados aos hábitos cotidianos, é também importante que os pais se atentem às atividades emocionais e psicossociais. Conversar abertamente com o aluno sobre como ele está se sentindo ajuda na gestão de emoções. “Às vezes, o desconforto vem de inseguranças que podem ser suavizadas com empatia. Ouvir, sem julgar, é um gesto educativo. Quando o adulto valida os sentimentos da criança, ela se sente respeitada e mais preparada para enfrentar os desafios da volta às aulas”, explica o diretor.
A readaptação à rotina escolar é um processo que leva tempo e a comunicação aberta entre pais, responsáveis e escola é um dos pilares para o sucesso da readaptação. É dever da escola mantê-los informados sobre o progresso da criança, assim como oferecer um ambiente seguro e acolhedor para cada aluno.
Por Vanessa Lima