
Durante cerimônia em Sorocaba (SP), nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma piada exibindo seu par de meias coloridas. O comentário aconteceu um dia após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser indiciado novamente pela Polícia Federal (PF).
O episódio ocorreu durante a entrega de vans odontológicas equipadas, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foi ele quem iniciou a brincadeira, dizendo: “Tem gente que tem tornozeleira, tem gente que tem meia bonita”. Na sequência, Lula reforçou: “Você viu o que ele falou? Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”.
O presidente mostrou o par de meias, presente do fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, enquanto descia de um dos veículos oficiais.
Contexto da piada
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica há cerca de um mês, por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, a pedido da PGR. A medida foi aplicada para evitar possível tentativa de fuga, já que Bolsonaro é réu em ação sobre uma suposta trama golpista de 2022.
Lula, por sua vez, quando respondeu às acusações da Operação Lava Jato, não precisou usar tornozeleira eletrônica.
Sobre o evento
Na ocasião, Lula e Padilha participaram da entrega de 400 vans odontológicas móveis, destinadas a ampliar o atendimento da população com serviços de saúde bucal.