
Uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) garantiu, na tarde desta quinta-feira (28), o resgate seguro de três crianças e da mãe, diagnosticada com esquizofrenia, em surto psicótico no Povoado Siebra, em Malhador.
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) acionou a equipe por volta das 15h30. Ao chegar, os policiais encontraram a mulher trancada dentro de casa com os filhos de 4, 8 e 11 anos. Durante o surto, a mãe ameaçava matar as crianças e se suicidar caso alguém entrasse. O Samu e o Corpo de Bombeiros deram apoio à ação.
A negociação, conduzida pela tenente Andrezza, durou quase cinco horas. A mulher apresentava oscilações de comportamento, alternando choro e agressividade, e empunhava um facão, ameaçando os policiais.
Com o aumento da tensão, a major Belisa França, gerente da crise, autorizou a entrada tática. “O time tático fez o adentramento sem armamento, usando apenas contenção física, garantindo a segurança das crianças”, explicou.
A operação terminou sem feridos. A mãe foi levada pelo Samu ao Hospital São José, em Aracaju, para avaliação psiquiátrica, enquanto as crianças foram entregues ao Conselho Tutelar sob supervisão de familiares. A ação durou cerca de 4h40min e exemplifica a integração entre segurança e saúde, priorizando a vida.