Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Preservativo pode ajudar na prevenção do câncer, diz especialista de Sergipe

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Para especialista, o preservativo tem grande importância de forma indireta, na prevenção da doença — Foto: Ascom-SES/Divulgação/Arquivo

Na Semana Mundial de Combate ao Câncer, o médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, alertou para o uso da camisinha como aliado na prevenção do câncer.

De acordo com o especialista, o preservativo masculino ou feminino tem grande importância de forma indireta, na prevenção da doença. “A camisinha previne a infecção pelo HPV. Portanto, previne os cânceres genitais. Também a camisinha previne a infecção pelos vírus das hepatites B e C. Consequentemente, previne câncer de fígado”, disse o médico.

Além disso, ele chamou a atenção para os profissionais de saúde com relação ao diagnóstico do HIV em pessoas com câncer e acrescentou: “para as pessoas que vivem com HIV que evitem a exposição aos fatores de risco para câncer e para a população sexualmente ativa que faça o teste de HIV e caso o resultado dê reagente (positivo), inicie logo o tratamento”.

Deixe um comentário