O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta última sexta-feira (16), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Governo Federal que distribui vagas em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e nos institutos federais de educação.

Uma das aprovadas foi a lagartense Gabriele Nascimento dos Santos, de 17 anos. Aluna do Colégio Estadual Sílvio Romero, ela foi aprovada em 3º lugar no curso de Direito na UFS como cotista.

Segundo Gabriele, ela já esperava esse resultado, pois desde o primeiro ano do ensino médio busca estudar e se preparar. Filha de pai agricultor, ela agora vai fazer história na família. “Meu pai é trabalhador da roça, e da família dele, ele é a pessoa com o maior nível de escolaridade, tem apenas o 5º ano do ensino fundamental. Agora eu serei a primeira a cursar uma universidade federal, ainda mais em um curso tão concorrido. Para meu pai é uma grande vitória”, disse.

Para se preparar, Gabriele estudava no Silvio Romero pela manhã e fazia o Preuni pela tarde. “Estou com a sensação de dever cumprido. Desde que saiu o gabarito, eu vi a quantidade de acertos que tive e fiquei com uma grande expectativa. E com muita alegria eu fui aprovada. Para os alunos que realmente querem estudar, o Silvio Romero e o Preuni foram de grande importância. A preparação valeu muito a pena, os professores chegavam junto e nos deram muito apoio moral”, afirmou.

Um outro destaque foi o jovem Danilo Santos Souza, 18 anos, que passou em 2º lugar em Enfermagem na Universidade de São Paulo (USP). Natural de Simão Dias, Centro-Sul de Sergipe, desde o 6º ano do ensino fundamental ele estuda no Centro de Excelência Doutor Milton Dortas. Ele já tinha terminado o ensino médio e cursa Fisioterapia no campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. No ano passado resolveu fazer o Enem para Enfermagem e, como sua dedicação e empenho foram grandes, passou em 2º lugar na Universidade de São Paulo (USP).

Danilo mora com seus pais e diz que tinha um sonho em cursar algo na área de Saúde, mas que nem sempre foi assim, já que toda a vida gostou de estudar tudo. Em 2020, quando se preparou para o Enem, cursou o Pré-Universitário da Seduc, no polo Marcos Ferreira, em Simão Dias. Ele conta que se preparou bastante e que já esperava esse resultado. “Eu já curso Fisioterapia na UFS e resolvi fazer o Pré-Universitário para me preparar e tentar Enfermagem. Foi uma caminhada árdua, já que o ano passado foi bem atípico, mas o ensino lá foi perfeito. Eu fiz bastantes simulados, resolvi provas antigas para treinar e tive muito suporte e apoio do coordenador e da equipe diretiva. As aulas eram bem mais leves”, disse.

Com a aprovação, Danilo e sua família ainda estão resolvendo se ele irá para São Paulo, mudar toda a sua rotina e cursar Enfermagem na USP. Isso porque ele também vai fazer o vestibular para Enfermagem no campus de Lagarto da UFS, e a depender do resultado, ficará em Sergipe.

Com informações da Seduc

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe uma resposta