Segundo a Prefeitura de Aracaju, evento deve reunir 100 atrações musicais.
A Prefeitura de Aracaju lançou, na manhã desta terça-feira (18), o Forró Caju em Casa 2021, que será realizado de 17 a 30 de junho. Assim como aconteceu em 2020, a edição terá formato digital, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Em 2021, além dos shows, o evento contará com o Fórum do Forró. Durante o lançamento da programação, o prefeito Edvaldo Nogueira também apresentou o edital para inscrição dos artistas. “É uma alegria muito grande poder anunciar a realização do Forró Caju em Casa. Estamos enfrentando um momento difícil, mas não poderíamos deixar essa festa, que representa a alma da nossa gente, sem acontecer”, comentou.
Ele disse ainda que a realização do projeto representa o fomento à cadeia artística, afetada diretamente pela pandemia. “Desde o ano passado, encontramos neste formato uma forma de ajudar os artistas sergipanos, tão prejudicados neste momento e, ao mesmo tempo, de mantermos as tradições. Os setores cultural e de eventos estão sofrendo muito. Os artistas, especialmente, porque dedicam corpo e alma ao entretenimento da população. Então, estamos promovendo esse estímulo aos nossos artistas. É uma troca por trabalho, um excelente trabalho”.
Fórum do Forró
A programação será iniciada no dia 17 de junho, com a abertura do Fórum do Forró, cuja finalidade será promover discussões acerca do futuro da festividade, das consequências da crise sanitária no setor cultural, além da inserção de tecnologias dentro do ritmo junino. O evento terá duração de dois dias e será transmitido pelo canal da prefeitura na internet. Entre as atrações confirmadas para o fórum estão: Adelmário Coelho, Targino Gondim, Lucas Campelo e Bráulio Tavares.
Shows
No dia 19, se iniciam as apresentações dos artistas, no mesmo canal na internet, que vão até o dia 30 de junho. Serão aproximadamente 100 horas de exibições online, reunindo 100 atrações. A expectativa é que mais de 400 artistas sejam beneficiados diretamente, com um investimento de R$ 428,5 mil, com recursos do município.
“São recursos que já estavam previstos no orçamento da Funcaju e vamos investir dessa maneira porque a pandemia nos impede que seja presencial. É um investimento na cultura, no lazer, no entretenimento, mas como disse, acima de tudo, para que os artistas tenham essa fonte de renda, possam trabalhar nesse momento de pandemia”, explicou Edvaldo.
Inscrição de artistas
Para participar do Forró Caju em Casa, o artista ou grupo interessado deverá se inscrever pelo site . As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 27, às 23h59.
Após essa fase, uma comissão, formada por três jurados, vão verificar itens como excelência artística e portfólio dos proponentes. O resultado preliminar será divulgado no dia 31 de maio, através das redes sociais da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e por e-mail, e o final no dia 3 de junho.
Com a divulgação do resultado final, as gravações se iniciam no dia 10 de junho. Serão selecionados grupos de forró pé de serra, grupos de arrocha ou piseiro e bandas com vertentes do forró.
Por G1 Sergipe
Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter
Acompanhe também o "Isto é Aracaju" nos seguintes canais:
Instagram: @istoearacaju
Canal WhatsApp: Isto é Aracaju
Facebook: /istoearacaju
Twitter: @istoearacaju
YouTube: /istoearacaju