Anuncie aqui no Isto é Aracaju

Revitalização trará novos ares ao Parque da Sementeira, em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Parque da Sementeira (Foto: André Moreira)

Inaugurado há mais de 35 anos, o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, vai passar pela sua segunda revitalização em todo esse período. A primeira etapa da reforma do espaço, anunciada pela Prefeitura de Aracaju no último dia 19, faz parte das ações do Planejamento Estratégico 2021- 2024, e receberá um investimento de R $2.540.689,11, com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

A importância da obra não se dá, exatamente, pela obra em si, mas pela relevância que o próprio espaço possui, tanto na rotina dos aracajuanos, como também, e principalmente, por ser um berço de preservação ambiental.

Instalado numa área de mais de 426.000 m², em meio a três importantes vias de Aracaju – as avenidas Beira Mar, Jornalista Santos Santana e Oviêdo Teixeira -, o parque se tornou, ao longo dos anos, um dos principais atrativos públicos e ponto turístico da capital sergipana.

A primeira etapa da obra anunciada pela Prefeitura envolve a recuperação do cercamento e entradas do parque, e visa garantir a segurança patrimonial do local e o bem-estar dos frequentadores. Com isso, será criada uma nova imagem do espaço, reforçando as características já consolidadas e marcando a sua singularidade em meio ao entorno urbano.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca a importância dessa etapa inicial da revitalização do parque. “A parte inicial que nós estamos mudando é a parte de cercamento. Ela é a menor parte desse trabalho, mas é fundamental porque é a parte que hoje em dia está mais deteriorada. Assim, você começa numa obra que vai durar pouco tempo, já dando uma nova visão, uma nova repaginação do Parque da Sementeira”, afirma.

O novo cercamento terá um recuo em relação ao gradeado, permitindo maior integração dos pedestres que circulam pela área externa com o parque, e algumas árvores, já existentes, também passarão a ficar na área externa, diminuindo a sensação de divisão dos espaços.

Em toda sua extensão, o contato com a natureza é destaque na Sementeira. Além do lago, existem no parque mais de 110 espécies de árvores plantadas, entre frutíferas, exóticas e nativas da Mata Atlântica, e ainda alguns animais também exóticos e nativos do bioma Mata Atlântica, e outros domésticos.

Segundo Ferrari, um dos objetivos da revitalização é resgatar as origens do local. “O Parque da Sementeira é um lugar emblemático de Aracaju. Ao mesmo tempo que tem a função de encontro, ele é um local de preservação ambiental. A ideia desse projeto agora é voltar a antiga noção do Parque da Sementeira que é um local para produção de sementes, ajudando na disseminação de mudas e plantas para a cidade. Isso é uma função que existe hoje ainda, mas nós estamos tentando aumentar essa dimensão”, explica.

Além desse contato direto com a natureza, a Sementeira conta com playgrounds, quadra poliesportiva, campo de futebol, trilhas, quadra de vôlei de praia, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada e corrida, além de uma pequena pista para patinação, o que faz do parque um recanto de acolhimento para diversas atividades. É dentro também desses elementos que entra outro ponto da obra.

Os acessos ao parque receberão novos elementos em concreto, de tamanhos variados, e serão dispostos de forma intercalada, adotando um padrão de cores para cada entrada do parque e de acordo com o setor indicado. Os estacionamentos do entorno também serão revitalizados, recebendo nova sinalização e pintura indicativa, e o estacionamento da Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) será ampliado.

Durante a pandemia, contudo, o parque ganhou outro relevante papel. Em meio à campanha de imunização contra a covid-19, é no parque que está montado o posto volante de vacinação (drive-thru), uma das formas que a população tem para ser imunizada de forma prática e segura, papel que também será beneficiado pela obra que tem previsão para ser concluída em maio de 2022.

Fonte: AAN

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário