Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Chuva e vento provocam deslizamento de terra e destelhamento de casas

Photo of author

Por Isto é Aracaju

A chuva considerável que caiu durante esta terça-feira, 20, foi um dos sinais da frente fria anunciada para Aracaju e demais regiões do estado. Ao longo das últimas 24 horas, foram registrados 48.2 milímetros de chuva que se concentraram, em sua maioria, entre meados da manhã e parte da tarde. No entanto, junto com a chuva, ventos fortes completaram os sinais de instabilidade climática.

Para tanto, as equipes da Prefeitura de Aracaju, num trabalho integrado, se mantiveram sob vigilância e atuação durante todo o dia para sanar as ocorrências registradas em algumas localidades da capital.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tanto a chuva persistente como os ventos fortes são provenientes de um ciclone extratropical formado na costa sudeste do país e impulsiona a frente fria que se desloca da costa da Bahia, atingindo também Sergipe e Alagoas.

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, a Defesa Civil de Aracaju, órgão da Prefeitura ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), enviou alerta para os números cadastrados no serviço de SMS, informando sobre a previsão de chuva ao longo das próximas 72 horas.

De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), a maior intensidade de chuva deve ser registrada entre quinta e sexta-feira, quando há probabilidade de um volume de até 80 milímetros de chuva.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, ressalta que as equipes foram orientadas a intensificarem o monitoramento e, durante toda esta terça, o trabalho foi enérgico.

“As ações foram voltadas, prioritariamente, para prestar suporte à população. Ao longo do dia, recebem chamados de diversas naturezas e, por termos mantido equipes espalhadas por toda a cidade, conseguimos chegar aos pontos das ocorrências com maior agilidade e, assim, trabalhar para reduzir os impactos”, frisa o coordenador.

Ocorrências

Por volta das 10h, foi registrada uma ocorrência de deslizamento de terra, no bairro América. No incidente, não houve prejuízos aos moradores e a situação foi contida, sem risco à população local. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foi acionada para realizar a limpeza na localidade.

No decorrer do dia, as equipes atenderam também um chamado envolvendo quatro casas, no bairro Coroa do Meio. Em decorrência dos ventos fortes, as residências tiveram destelhamento. A Defesa Civil, em conjunto com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), auxiliaram na retirada do material e orientaram os moradores a respeito das medidas pertinentes. Não houve feridos.

No bairro Jardins, houve a queda de uma árvore. A área foi isolada e não foi registrado prejuízos. Já no bairro Santa Maria, a ocorrência foi de alagamento, dentro de uma residência, causado por uma rachadura. Por lá, as equipes também orientaram os moradores, sem mais danos.

No bairro Santo Antônio, o chamado foi de risco de desabamento. Junto à Emurb, a Defesa Civil interditou parte do imóvel e orientou os proprietários sobre a conduta a ser adotada. Nesta quarta-feira, 21, os técnicos voltarão ao local para uma nova avaliação.

“Seguiremos enviando os alertas, orientando a população sobre possíveis situações de risco. Porém, continuaremos com os trabalhos intensificados e acompanhando as atualizações do tempo, monitorando todas as regiões de Aracaju, num trabalho preventivo”, destaca Silvio Prado.

Por toda a extensão da cidade, as demais equipes da Prefeitura seguem realizando serviços de monitoramento de canais, bocas de lobo e todo o sistema de drenagem, além da atenção voltada para o fluxo de veículos e pedestres.

Para situações emergenciais, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199. O serviço funciona 24h, todos os dias da semana e deve ser acionado caso sejam observadas situações de anormalidade, que possam ser provocadas pela chuva.

SMS 40199

Com mais de 51 mil números cadastrados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: AAN

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário