Anuncie aqui no Isto é Aracaju

UBS Onésimo Pinto, em Aracaju, volta a atender público geral

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Até a última sexta-feira (30), unidade de saúde atendia casos exclusivos de síndrome gripal.

UBS Onésio Pinto em Aracaju — Foto: Asscom/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, retomou o atendimento regular na Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésimo Pinto, localizada no Bairro Jardim Centenário, Zona Norte da capital.

De acordo com a SMS, a unidade deixou de atender casos de síndrome gripal na última sexta-feira (30). Durante o final de semana, o espaço passou por um processo de desinfecção antes de voltar aos atendimentos clínicos.

Ainda segundo a SMS, a baixa procura de pacientes sintomáticos e a alta procura de pacientes com necessidades clínicas embasaram essa reorganização promovida pela Secretaria. Nos últimos seis meses, enquanto unidade referência para síndrome gripal, a UBS Onésimo Pinto atendeu 33.949 pessoas, e considerando os dois últimos meses, houve uma queda de 30,7% na procura por esse atendimento na unidade.

De acordo com a gerente da UBS, Ana Beatriz Cardoso, a unidade tem horário estendido, das 7h às 19h, com salas de: curativo, vacina, observação, consultas médicas, e conta com enfermaria, pré-natal e farmácia, no atendimento regular da população de todo o território do bairro.

Atendimento Covid-19

Com a reformulação do atendimento Covid na rede de saúde da capital, pessoas com sintomas de síndrome gripal ou suspeita de Covid-19 estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde Lauro Dantas (Jardim Centenário); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e José Machado de Souza (Santos Dumont).

Nessas unidades, o usuário com sintomas passa por avaliação médica e em seguida é feita a notificação e o teste RT-PCR. Usuários que não apresentam sintomas suspeitos de Covid-19 e necessitam de atendimento na Atenção Primária, podem buscar a Unidade mais próxima de sua região.

Para casos mais graves, o município segue ofertando atendimento exclusivo 24h nos contêineres instalados nas áreas externas das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva.

Por G1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário