Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Aulas presenciais de todas as séries da rede estadual de Sergipe estão autorizadas a retornar nesta terça-feira

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Escola preparada para retorno presencial nesta terça, 17 de agosto — Foto: Divulgação/Seduc/SE

As aulas presenciais de todas as séries da rede estadual de Sergipe estão autorizadas a serem retomadas nesta terça-feira, 17 de agosto, após um ano e três meses funcionando somente no modelo remoto, em virtude da pandemia no novo coronavírus. Ao todo, são 324 escolas com 165.921 alunos matriculados, sendo que 116 unidades retornam nesta data.

Com a diminuição de internações e mortes pela Covid-19, o governo autorizou a retomada, mas ficando a volta efetiva a critério de cada município. O formato será híbrido, para atender os alunos que desejarem dar continuidade aos estudos de forma on-line. As aulas presenciais ocorrerão em sistema de rodízio semanal, com os estudantes distribuídos em grupos, que farão revezamento com aulas presenciais e remotas.

Greve

Entretanto, professores de 74 municípios (exceto Aracaju), filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), decidiram manter a greve, iniciada em maio, contra o retorno presencial. A Justiça decretou ilegalidade no dia 12 de agosto, mas até esta segunda (16), o Sintese não havia sido notificado.

Para a categoria, as aulas devem continuar remotas até a imunização completa dos trabalhadores da educação, e quando houver condições pedagógicas e sanitárias das escolas.

A vacinação da categoria teve início em maio. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informou, em nota, que a expectativa é de que todos os profissionais da educação sejam imunizados com a segunda dose até o final de agosto.

A pasta também disse que as escolas estão prontas para receber com segurança toda a comunidade escolar. “A Seduc reitera o compromisso com a volta às aulas presenciais de forma segura como priorizam às diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Nacional de Educação. Todo protocolo de retomada segura foi validado pelos autoridades de saúde e está disponível no portal da Seduc“.

Foram disponibilizados, segundo a Seduc, R$ 13 milhões às escolas para garantir a compra de insumos, equipamentos de proteção e serviços, além de contratação de mais profissionais e melhorias na infraestrutura escolar.

Outras séries e redes

O ensino híbrido já era adotado desde maio com os alunos dos 1° e 2° ano do ensino fundamental de todas as redes, e com toda a rede particular desde julho deste ano.

Já as atividades presenciais da rede estadual e particulares estavam liberadas para o público infantil, creches, berçários e pré-escola em todo o ano.

As aulas presenciais da rede municipal de Aracaju estão marcadas para serem retomadas no dia 13 de setembro.

Por G1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

1 comentário em “Aulas presenciais de todas as séries da rede estadual de Sergipe estão autorizadas a retornar nesta terça-feira”

Deixe um comentário