Encceja: mais de 25 mil candidatos estão aptos para fazer provas em Sergipe

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Candidatos devem ficar atentos aos horários — Foto: Divulgação/Arquivo

Em Sergipe, 25.944 candidatos estão aptos para fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que será realizado neste domingo (29), após um ano de suspensão em virtude da pandemia.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), 4.833 estão inscritos para obter o certificado do ensino fundamental e 21.111 para o ensino médio. O exame concede a certificação para pessoas que não terminaram o ensino regular em idade escolar.

Os portões serão abertos às 8h (horário de Brasília) e fechados 45 minutos depois. O local de prova pode ser conferido Sistema Encceja. É indicado ainda que o cartão seja impresso e levado junto com os documentos.

Orientações:

  • Comparecer ao local com uma hora de antecedência
  • Apresentar um documento de identidade com foto;
  • Usar máscara de proteção contra a covid-19 e respeitar o distanciamento físico.

Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. O exame também inclui uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde.

Ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física; história, geografia e redação.

Horário: das 9h às 13h: ciências naturais e matemática; das 15h30 às 20h30: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte, educação física, redação, história e geografia.

Ensino médio: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e redação.

Horário: das 9h às 13h: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias; das 15h30 às 20h30: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5. Os gabaritos estarão disponíveis até o dia 10 de setembro e os resultados ainda não têm data para serem divulgados.

Por G1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário