Anuncie aqui no Isto é Aracaju

Rodoviários do transporte público da Grande Aracaju paralisam atividades e cobram salários atrasados

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Cerca de 900 trabalhadores rodoviários das três empresas do Grupo Progresso paralisaram as atividades nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14) para cobrar salários atrasados. Eles estão em frente à sede da companhia, na Avenida Marechal Rondon, em Aracaju. Em setembro, situação similar ocorreu com outra empresa operadora.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) informou, em nota, que são 146 ônibus e 43 linhas afetadas, sendo prejudicada principalmente a Zona de Expansão da capital.

Terminais de integração estão lotados desde o início da paralisação. Segundo a Setransp, as outras quatro empresas prestadoras do transporte seguem em operação tentando atender os passageiros das regiões afetadas, mas não há previsão de retomada da circulação regular.

Sem salários

Os trabalhadores informaram que a paralisação foi motivada pelo atraso nos salários e benefícios do mês de setembro, que atingiu motoristas, cobradores e equipes de manutenção.

“Se ele [o responsável pelas empresas] ia pagar o salário de setembro dia 30 de outubro, o de outubro ia ficar como? A categoria não aguenta mais. Tem gente que está sem água, sem energia, quem mora de aluguel e o proprietário botou pra fora”, disse o rodoviário Marcos Sérgio Santos.

Sobre a situação, o Setransp diz que o transporte que vinha enfrentado dificuldades e está sofrendo diretamente os efeitos negativos econômicos da pandemia do novo coronavírus, com acúmulo de débitos com fornecedores, impedimentos para pagar folha salarial, “e sem nenhum aporte financeiro dos governos, nem qualquer subsidio ou isenção de tributos”.

Por G1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

3 comentários em “Rodoviários do transporte público da Grande Aracaju paralisam atividades e cobram salários atrasados”

Deixe um comentário