Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Peritos do INSS em Sergipe entram em greve e atendimentos são reagendados

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Sindiprev / Reprodução

Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe entraram em greve nesta quarta-feira (30). A informação confirmada por funcionários do órgão, que no estado funciona com 30% do efetivo em virtude da greve por parte de servidores técnicos e analistas, que ocorre há três dias.

De acordo com os funcionários, marcações de perícias serão reagendadas. Usuários, muitos de outras cidades, que tinham consultas marcadas em Aracaju, não foram atendidos. No Rio de Janeiro também foi deflagrada greve.

Em Sergipe há 25 peritos em atuação. A assessoria de comunicação do INSS não se posicionou sobre o assunto até a última atualização desta reportagem.

Segundo o Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev), em todo o país, são quase 3 milhões de requerimentos na fila. O movimento tem por objetivo principal a reestruturação do INSS, com concurso público para o órgão, além de melhorias de salários e carreira. A greve faz parte de uma ação nacional, que teve início no último dia 23.

Como reagendar atendimento

Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.

Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.

Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente – e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo.

Fonte: g1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário