Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra fraudes de licitações em Moita Bonita

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Aparelhos apreendidos — Foto: SSP/SE

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no fim da madrugada desta terça-feira (24) para investigar indícios de fraudes em processos licitatórios e desvio de patrimônio público em Moita Bonita. Além da cidade do interior, as buscas também ocorrem em Aracaju.

As investigações começaram em 2019 pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Polícia Civil, e o Ministério Público estadual. Elas se concentram em desvios e ilegalidade de 2013 a 2020, que beneficiaram empresas pertencentes a pessoas com relação de parentesco e afinidade com integrantes da administração municipal.

A prefeitura de Moita Bonita informou que as suspeitas de fraudes são correspondente à gestão passada.

São investigados contratos diversos, desde o fornecimento de remédios, realização de exames, compra de material de construção, material de expediente, manutenção de veículos, fornecimento de refeições, entre outros.

Os mandados têm o objetivo de apreender computadores, notebooks, terminais móveis, documentos e eventuais objetos, solicitando também o afastamento do sigilo telefônico/dados com o objetivo de encontrar vestígios digitais dos delitos praticados.

As fraudes

As fraudes consistiam na utilização de documentos falsos ou de prévio ajuste entre os participantes, prejudicando o caráter competitivo dos certames e a escolha da proposta mais vantajosa para a administração.

“A licitação visa a escolha da proposta mais vantajosa para administração em termos de igualdade, e quando você quebra essa possibilidade de igualdade e do que seja mais vantajoso para o município, lesa os cofres públicos e deixa de investir na questão social”, disse a delegada do Deotap, Lara Schuster.

As investigações ainda mostram que as fraudes davam origem a contratos superfaturados, com suspeitas de que os serviços não eram prestados em sua totalidade ou que os produtos eram entregues em quantidade inferior, com desvio de patrimônio público.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a operação está sendo chamada de ‘Laços’ e se refere ao forte vínculo entre os integrantes do grupo criminoso, que se articulavam entre eles para as fraudes.

Por g1 SE

Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Deixe um comentário