Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Governo entrega reforma pediátrica de alta complexidade do Huse

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Pediátrica de alta complexidade do huse
Serviços de revitalização, adequação e ampliação são fruto de um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, com objetivo de otimizar suporte à rede materno-infantil (Fotos: Mario Sousa)

Com foco no fortalecimento do sistema público estadual de saúde, foi entregue nesta terça-feira, 4, a reforma e ampliação da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Denominada Doutor José Machado de Souza, a ala foi contemplada com um investimento de R$ 2.417.381,73 do Governo de Sergipe, sob condução da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A reforma e ampliação tem o propósito de otimizar a assistência à saúde e trazer suporte à rede materno-infantil. Na unidade pediátrica, serão atendidos pacientes regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) ou pela Central de Regulação de Leitos. Com padrão de terapia intensiva, a ala contará com equipamentos e equipe especializados, a fim de dinamizar a assistência aos pacientes pediátricos em estado grave.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Fábio Mitidieri destacou a relevância da ala para o atendimento pediátrico em todo o estado. “Não é todo dia que a gente inaugura uma obra como esta, que nos dá o poder de dizer ‘hoje eu ajudei a salvar vidas e a melhorar a vida de alguém’. Então, obrigado pela oportunidade e obrigado a todos que fazem parte deste sonho. É muito gratificante entregar um aparelho público de tanta qualidade, ainda mais quando estamos tratando de nossas crianças”, frisou.

Pediatria de Alta complexidade do Huse

Para o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, a reforma e ampliação da ala representa o compromisso do governo com a saúde da população sergipana. “Esta inauguração vem em um momento oportuno, de sazonalidade, onde as portas de Pediatria estão sofrendo uma grande pressão. Pudemos acompanhar de perto toda a grandeza da estrutura que está sendo ofertada para nossos pacientes. Tem muita história aqui dentro do hospital, e por isso dá para perceber a emoção das pessoas. Vamos ofertar um atendimento de qualidade para os pacientes da pediatria, mas, sem dúvidas, também daremos um grande incentivo aos profissionais que aqui laboram. Esta reforma e o dia de hoje ficam marcados na história da saúde sergipana, e quem tem a ganhar é a nossa população”, pontuou o secretário.

Atendimento

Maria Gabriela Pereira e seu filho Ruan Gabriel, de três anos, estão em atendimento na ala pediátrica do Huse para tratamento renal. Para Gabriela, a assistência prestada ao seu filho é motivo de elogios. “Ele está em tratamento há três meses, mas a gente veio para cá transferida de outro hospital há duas semanas. Quando cheguei e vi os adesivos, as paredes decoradas, gostei muito. Ficou mais alegre. E é uma quebra bastante grande, porque a gente geralmente acha que hospital é um lugar cansativo. Com a reforma, ficou diferenciado, atrativo. E eles também têm uma equipe bem completa, não tenho do que reclamar”, considerou.

Estrutura

A Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Doutor José Machado de Souza conta com 21 leitos, sendo 11 com um isolamento na Unidade de Apoio Crítico Pediátrico/Área Vermelha e dez leitos com um isolamento na Área Amarela.

De acordo com o superintendente do Huse, Waltenis Júnior, a nova estrutura terá grande impacto no cotidiano dos profissionais de saúde e dos pacientes assistidos. “Este é um dia de muita satisfação e alegria. Saúdo a todos que participaram desse sonho de fortalecer uma porta de saúde no estado, ainda mais da pediatria, que a gente sabe que tanto precisa. São leitos de alto padrão e de alta tecnologia, que vão nos ajudar na rede estadual de saúde. São obras como essa que dignificam o atendimento à população e que precisam invadir outras áreas do Huse. Quanto mais forte está a saúde, mais forte está a nossa sociedade”, disse.

Para a coordenadora da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade do Huse, Christianne Souza Barreto, o diferencial da ala é a diversidade de atendimentos prestados. “Este é um sonho realizado. A gente agradece muito, porque se já prestávamos uma boa assistência, agora teremos muito mais acolhimento e humanização. Em 28 anos do Huse, pela primeira vez estamos tendo uma pediatria à altura dos nossos pacientes e profissionais”, relatou.

A ala ampliada e reformada se soma aos demais equipamentos voltados ao atendimento pediátrico no estado. O Hospital da Criança Doutor José Machado de Souza faz parte desse aparato, com foco em casos de baixa e média complexidade. O hospital é referência na assistência de bebês a partir dos 29 dias de vida e crianças até os 12 anos.

Fonte: SES

Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre Notícias de Aracaju e de Sergipe, siga @istoearacaju no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Deixe um comentário