Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Ambulatório do Huse registra mais de 8 mil atendimentos ortopédicos

Photo of author

Por Isto é Aracaju

No ambulatório, os pacientes recebem o acompanhamento pós-cirúrgico, auxiliando na continuidade do tratamento e no restabelecimento da saúde (Foto: Flávia Pacheco)

O Ambulatório de Retorno Dr. José Maria Rodrigues, unidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou, nos primeiros seis meses de 2023, um total de 8.261 atendimentos ortopédicos, o que representa 68,9%  diante dos serviços disponibilizados pelo ambulatório no semestre que, juntos, somaram 11.990 atendimentos. Entre os principais acompanhamentos estão a ortopedia em geral (5.051), pediátrico (160), oncológico (364) e triagem da mão (2.686).

No ambulatório, os pacientes recebem o acompanhamento pós-cirúrgico, auxiliando na continuidade do tratamento e no restabelecimento da saúde. A partir do encaminhamento do Huse, os usuários são avaliados e tratados nas mais diversas especialidades médicas. Em casos específicos, como cirurgia de mão e cirurgia vascular, o serviço é porta aberta, não necessitando do encaminhamento da unidade hospitalar.

O coordenador do Pronto Atendimento de Urgência e Emergência do Huse, Dr. Lucas Lima, destaca as principais demandas que chegam ao Ambulatório de Retorno. “Além dos pacientes pós-operatórios, há um acompanhamento de tratamento conservador de fraturas e demais patologias ortopédicas, prestando uma assistência continuada ao paciente do serviço. Em muitos casos, é imprescindível uma avaliação contínua no tratamento da causa ortopédica que ocasionou a ida ao serviço, assim como uma mudança de conduta, caso necessário”, salientou.

O médico enfatiza alguns cuidados que podem evitar determinados acidentes ortopédicos. “Vale a atenção para a prevenção de quedas, principalmente em idosos, orientações voltadas para a prevenção de patologias ocasionadas por esforços repetitivos em atividade laboral e, sem dúvidas, a atenção de forma geral no trânsito. Observamos um grande número de acidentes automobilísticos que dão entrada na unidade hospitalar”, comentou.

Com relação aos números de acidentes, a unidade hospitalar registrou de janeiro a junho de 2023, 2.661 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito, sendo 1.948 envolvendo motocicletas, o que representa 73,20% de todos os acidentes de trânsito para o período.

O serviço

O Ambulatório de Retorno possui estrutura completa que inclui consultórios e salas de enfermagem, contando com uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e outros profissionais.

Especialidades como neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica, nefrologia infantil e adulto, cirurgia vascular e cirurgia plástica também são atendidas na unidade.

O Ambulatório de Retorno funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Fonte: SES

Deixe um comentário