Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Chuvas: Energisa reforça orientações de segurança para a população

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Com previsão de chuvas em todo estado, é importante redobrar a atenção com alguns cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica. A Energisa está monitorando em tempo real o clima por meio do Centro de Operações da Energisa (COI) e orienta a população sobre cuidados em casa e na rua para evitar acidentes.

O gerente de Operações da Energisa em Sergipe, Daniel Flor, alerta que ao encontrar um cabo partido por conta das chuvas, a orientação é não utilizar nenhum objeto, como, por exemplo, madeira ou haste metálica, para afastar o cabo, devido ao risco de choque elétrico. “Somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”.

Ainda segundo Daniel, no caso de chuvas com raios e trovões, a orientação é nunca ficar em campo aberto e procurar abrigo imediatamente. “Não se abrigue embaixo de árvores. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios. Não fique debaixo estruturas metálicas ou árvores durante temporais com raios”, orienta Daniel

Para quem está em casa durante as chuvas, a recomendação é retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas. Não utilizar aparelho conectado à tomada durante temporais e evitar utilizar o chuveiro elétrico. É importante que a rede elétrica da residência ou comércio possua sistema de aterramento, conforme norma vigente.

A Energisa está atuando conforme previsto em seu plano de contingência com o reforço das equipes de campo, operação e atendimento para restabelecer com rapidez e segurança o fornecimento de energia nas regiões afetadas. Em casos de ocorrências de falta de energia, a população pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento:

Por Adriana Freitas

Deixe um comentário