Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Aracaju tem alerta de chuva com relâmpagos e trovões nas próximas 24h

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Com expectativa de incidência de chuva moderada, acompanhada de relâmpagos e trovões, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, no final da tarde desta quarta-feira, 24, um alerta válido por 24 horas. O órgão mantém equipes em atenção para monitoramento das variações meteorológicas e atendimento às demandas da população.

O aviso de alerta do Serviço de Alerta por SMS 40199 foi enviado aos telefones cadastrados no sistema, para que a população, especialmente os moradores de áreas de risco, redobre a atenção neste período. A emissão do alerta se baseia na previsão meteorológica do sistema ClimAju, assim como no monitoramento de informações oficiais atualizadas pelos institutos especializados.

Segundo o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, a previsão é de que o volume acumulado de chuva seja de 30 milímetros a 50 milímetros. “A previsão é de que chuvas moderadas, com possibilidade de relâmpagos e trovões atinjam a cidade ainda esta noite. Estamos enviando um alerta à população e também mantemos equipes de prontidão para proporcionar rápido atendimento diante das demandas que possam ocorrer”, declara.

Para as pessoas que residem próximo das áreas de encostas de morro é necessário manter atenção aos sinais de risco, como a inclinação de árvores e postes, afundamento de piso, rachaduras, movimentação de terra e outros indícios de anormalidade que possam ocorrer.

A Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada através do Serviço Emergencial – 199, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. As equipes, que atuam em sistema de plantão, realizam o monitoramento das áreas de risco e mantêm prontidão para atendimento aos chamados que venham a ser registrados.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso a previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

Com informações da AAN

Deixe um comentário