Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Deputado Netinho Guimarães solicita aparelho de ultrassonografia para Tobias Barreto

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Deputado Netinho Guimarães

A Casa Legislativa aprovou dia 21 de fevereiro, indicação nº 12/2024 de autoria do deputado estadual Netinho Guimarães.

O parlamentar solicita ao governador Fábio Mitidieri a instalação de no mínimo um aparelho de ultrassonografia na UPA – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO SÃO VICENTE DE PAULO, no município de Tobias Barreto, bem como a disponibilização de profissional(ais) médico(s) habilitado(s) para operá-lo.

No requerimento, o deputado salienta a importância deste novo equipamento para a unidade. “O novo aparelho é essencial para garantir um diagnóstico mais preciso à população, especialmente às gestantes, que atualmente são obrigadas a se deslocar para outras localidades para realizar o exame de ultrassom”, explica.

Com o novo aparelho, o parlamentar avalia que a população terá um atendimento mais digno e humanizado. “A aquisição deste equipamento representará um reforço significativo na saúde do município, oferecendo serviços com melhor qualidade e maior resolutividade aos pacientes”, afirma.

O parlamentar reforça ainda, que a solicitação advém de constantes reivindicações apresentadas por profissionais da área da saúde e por cidadãos residentes nos municípios da região centro-sul do Estado de Sergipe, em especial daqueles ordinariamente atendidos na UPA – SÃO VICENTE DE PAULO, na cidade de Tobias Barreto.

A UPA citada é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde que é voltada para urgências/emergências médicas de toda a população tobiense e dos municípios circunvizinhos (Itabaianinha, Tomar do Geru, Riachão do Dantas, Poço Verde e Simão Dias), prestando anualmente mais de 50 mil atendimentos. Nesta unidade já são realizados milhares exames clínicos, laboratoriais, procedimentos ortopédicos de menor gravidade e de sutura simples, exames do tipo Raio-X e, ainda, dezenas de partos, transferindo-se para os Hospitais Regionais e para o HUSE – Hospital de Urgência de Sergipe, na capital, apenas os pacientes de média e alta complexidade que realmente demandam por assistências especializadas.

A indicação do deputado Netinho visa ainda aprimorar mais os serviços habitualmente já prestados pelo Estado de Sergipe e, ainda, na grande demanda pela realização de exames de imagem capazes de viabilizar diagnósticos mais precisos e com maior rapidez, mostra-se também necessário instalar-se na UPA mencionada nas linhas pretéritas ao menos aparelho de ultrassonografia e a disponibilização de profissional médico gabaritado pela operá-lo diariamente.

Por Cláudia Meireles
Da Assessoria Parlamentar

Deixe um comentário