Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Homem morre dentro de UPA em Tobias Barreto após 14 horas de espera por transporte ao Huse

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Givaldo Barbosa dos Santos deu entrada na unidade na noite do domingo (19), após sofrer um acidente

A comunidade da cidade de Tobias Barreto está em luto e indignada com a morte de Genivaldo Barbosa, de 52 anos, que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local na manhã desta segunda-feira (20). A vítima, que sofreu um grave acidente de moto no domingo (19), nas proximidades da Vila de Samambaia, teve sua vida ceifada pela negligência do sistema de saúde municipal.

Segundo relatos da família, Genivaldo foi imediatamente levado à UPA após o acidente. No entanto, para a surpresa e horror de todos, o paciente teve que aguardar por 14 horas extenuantes até que uma ambulância de suporte avançado (USA) fosse disponibilizada para transferi-lo para Aracaju, onde poderia receber o atendimento especializado necessário.

A demora excruciante na transferência, que resultou na morte de Genivaldo, gerou revolta e indignação entre seus familiares e amigos. A situação expõe a falha gritante do sistema de saúde local, incapaz de oferecer um atendimento digno e eficaz em situações de emergência, como a que vitimou Genivaldo.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou o ocorrido e informou a abertura de um processo administrativo para investigar as falhas no fluxo de atendimento e remoção do paciente, além de buscar medidas judiciais cabíveis. A SES também salientou que o Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionado para realizar a transferência de Genivaldo, chegando inclusive a pousar em Tobias Barreto. No entanto, a vítima não resistiu e faleceu antes de receber o socorro aéreo.

O corpo de Genivaldo será sepultado nesta terça-feira (21) no Povoado Samambaia, em horário ainda a ser definido. A família pede justiça por sua morte e que os responsáveis por essa negligência sejam punidos com rigor.

Por Isto é Aracaju

Acompanhe também o “Isto é Aracaju” nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, X Antigo, Twitter e YouTube.

Deixe um comentário