Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Crianças receberão pulseiras de identificação no Forró Caju 2024

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Crianças perdidas devem ser levadas até o Camarote da Acessibilidade (Foto: Michel de Oliveira)

Na edição do Forró Caju 2024, a Prefeitura de Aracaju trará uma inovação que visa assegurar a proteção de crianças e adolescentes durante o festejo junino. Por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a gestão municipal irá distribuir pulseiras de identificação para as crianças visando a segurança e maior organização no evento. Para isso, as equipes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Assistência Social, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da base de container da Patrulha Maria da Penha, atuarão na distribuição.

Como são esperadas cerca de 60 mil pessoas por noite no evento, o Forró Caju 2024 terá três acessos de equipes da Prefeitura distribuindo pulseiras. O prefeito Edvaldo Nogueira destaca que essa novidade é mais uma ação da gestão municipal para que a festa ocorra com mais segurança e tranquilidade. Para ele, é essencial que o evento histórico da capital seja um lugar onde as famílias possam aproveitar e levar seus filhos, sabendo que o município estará zelando por eles.

Pulseira terá a identificação da criança e do responsável

“Esse é um trabalho que nós estamos fazendo em virtude de que, assim como em outros shows da nossa cidade, das nossas festas, há perspectiva de muitas crianças participando com as suas famílias. Então, estamos trazendo mais um serviço que a Prefeitura de Aracaju presta para que a festa possa trazer momentos de alegria e segurança para todos”, disse o prefeito.

O secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta a importância dessa ação para que o órgão possa realizar uma logística efetiva no caso de crianças perdidas. Com essa operação, os responsáveis terão como ser contactados caso os menores se percam, justamente por ter uma pulseira não só com a identificação e número do telefone celular, mas também por possuir orientação do que fazer na situação.

Como proceder

“No caso de alguém achar uma criança perdida, na pulseira terá a orientação para que essa criança seja conduzida para o Camarote de Acessibilidade. Lá teremos conselheiros tutelares que receberão essa criança e de acordo com a informação na pulseira ela vai ligar para o responsável para que venha pegar a sua criança no local, tudo isso visando a gente ter um fluxo mais ordenado de crianças perdidas no evento”, informou o tenente-coronel Silvio Prado.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, salienta que o Forró Caju 2024 é um evento de grande porte, e por isso é difícil controlar o acesso total de crianças e adolescentes. Portanto, pensando em como facilitar o gerenciamento desse público, as pulseiras são implementadas para agir na proteção dos menores e assegurar que a gestão municipal possa ter um meio de comunicação direto com as famílias, para que possam achar as crianças com mais rapidez e eficiência, caso se percam.

“O Forró Caju é uma festa para todos, é uma festa da família, e sabendo da responsabilidade de ofertar segurança para as nossas crianças, as pulseiras de identificação entram como peça-chave nessa ação. A Assistência Social estará contando com conselheiros tutelares no Camarote da Acessibilidade para que eles possam acolher essas crianças e localizar os pais, fazendo com que o processo seja mais tranquilo”, explicou Rosária Rabelo.

Fonte: PMA

Acompanhe também o “Isto é Aracaju” nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, X Antigo, Twitter e YouTube.

Deixe um comentário