Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Moradores de ocupações fecham avenida para cobrar vacinas e moradia em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

Os manifestantes queimaram pneus e fecharam a via (Foto: Redes Sociais)

Moradores de duas ocupações do bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju, realizam uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 26, na avenida José Carlos Silva nas imediações da rotatória entre os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas.

De acordo com a advogada Isadora Brito, que representa os moradores das ocupações “Vila Sossego e Valdice Teles”, a manifestação é para chamar atenção das autoridades. Os moradores da ocupação Vila Sossego estão prestes a serem despejados de suas casas.

“Essa é uma ocupação antiga, são apenas 12 famílias que vivem em casas de alvenaria, e que na semana que vem terão que deixar o local porque será executada uma ordem de reintegração de posse. Procuramos o Estado e a Prefeitura, e até agora ninguém se posicionou. As famílias querem, pelo menos, ter direito ao auxílio moradia”, explica Isadora Brito.

Moradores cobram moradia digna e o retorno do auxílio emergencial (Foto: Grupo Pé Embaixo)

Na ocupação Valdice Teles, que fica no final de linha do Santa Maria, são mais de 270 pessoas morando no local e também há, segundo a advogada, uma ordem de reintegração de posse expedida. “Nesse caso a ordem de reintegração não é tão iminente quando a da Vila Sossego, mas a ordem já foi expedida”, confirma.

Outras pautas

Os manifestantes cobram do município de Aracaju a aplicação da vacina da Covid-19 na população mais carente que vive em situação de vulnerabilidade, e o ato também é uma maneira de pressionar o Governo Federal para que retome o pagamento do auxílio emergencial.

“Hoje estão acontecendo manifestações no Brasil inteiro para pressionar o Governo a autorizar a volta do auxilio emergencial. São 14 milhões de desempregados, sem perspectiva de melhora da economia. O trabalho informal ainda está muito parado e as famílias estão em vulnerabilidade precisando desse auxílio para comer. Esse auxílio é essencial para a população mais carente”, enfatiza Isadora.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que o trânsito na manhã desta sexta-feira, 26, na avenida José Carlos Silva, sentido DIA, nas imediações da rotatória entre os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, está bloqueado, devido a uma manifestação de populares. Agentes da SMTT já estão no local, fazendo desvios. A SMTT recomenda aos condutores o uso de rotas alternativas.

Prefeitura

A Prefeitura de Aracaju informou que quanto a vacinação o município depende do envio de doses por parte do Governo Federal. A logística para vacinar a população está pronta, falta apenas doses suficientes para imunizar.

Em relação as duas ocupações, a Prefeitura de Aracaju ficou de verificar a situação, mas até a publicação da matéria não enviou resposta. O Portal Infonet permanece à disposição da Prefeitura de Aracaju através  do e-mail [email protected].

Por Karla Pinheiro

Deixe um comentário