Canal WhatsApp Isto é Aracaju

Dia D da vacinação contra a gripe acontece nesta quarta-feira em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

A partir desta data, podem se vacinar gestantes e puérperas, e crianças de seis meses a menor de seis anos. Profissionais de saúde começaram a receber o imunizante na segunda (19). Indígenas também fazem parte do grupo, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 4 estão na capital.

O Dia D da vacinação contra a Influenza acontece nesta quarta-feira (21) em Aracaju, feriado nacional de Tiradentes. As unidades básicas de saúde irão funcionar das 8h às 16h para vacinação do público-alvo.

A partir desta data, podem se vacinar gestantes e puérperas, e crianças de seis meses a menor de seis anos. Profissionais de saúde começaram a receber o imunizante na segunda (19). Indígenas também fazem parte do grupo, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 4 estão na capital.

São 20.340 doses destinadas às crianças e 4.402 para gestantes e puérperas. Já para os trabalhadores da Saúde serão 14.958. “Nesse momento, a prioridade são aqueles que atuam em hospitais e retaguardas de atendimento Covid”, disse a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde da capital, Ana Paula Machado.

A vacinação ocorre em todas as unidades, exceto em quatro, que são destinadas ao atendimento de síndromes gripais. São elas: UBS Dr. Onésimo Pinto (Bairro Jardim Centenário); UBS Ministro Costa Cavalcante (Bairro Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Bairro Santos Dumont); UBS Geraldo Magela (Bairro Orlando Dantas).

Os serviços de rotina estarão suspensos para evitar aglomerações. A aplicação da segunda de dose de vacinas contra a Covid-19 ocorrerá normalmente.

Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir à UBS mais próxima com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. No caso da gestante, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas.

Após o dia D, as unidades continuarão vacinando das 8h às 16h. A segunda fase da campanha contra a gripe terá início no dia 11 de maio e contemplará idosos a partir de 60 anos e professores.

Já na 3ª fase, que acontece de 9 de junho a 9 de julho, estão inclusas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, e adolescentes em medidas socioeducativas.

Alertas

Todos que fazem parte do grupo estão aptos para tomar a vacina da gripe, porém existem algumas contraindicações.

“Pessoas com febre ou sintomas gripais devem esperar para se vacinar até o fim dos sintomas. Outro detalhe que devemos esclarecer é que a gente vai começar por esse público justamente porque não tomou vacina da Covid ou porque já tomou há um tempo seguro. Esse cuidado é necessário, pois precisamos de um intervalo mínimo entre a vacina da covid e qualquer outra vacina que a pessoa precise tomar”, alerta Ana Paula.

A coordenadora de imunização reforça que os profissionais que tomaram recentemente a vacina da Covid devem se atentar para o intervalo de quatorze dias entre uma dose e outra.

“Neste momento de pandemia, a prioridade é a vacina da Covid. Então, se o indivíduo for tomar a CoronaVac, a preferência é que ele primeiro tome as duas doses e, apenas 14 dias depois, tome a da influenza, já que o prazo entre as doses da CoronaVac é mais curto. Já para quem tomou a AstraZeneca, como há um internado de 90 dias entre as doses, o profissional pode tomar a da influenza 14 dias após a primeira dose, sem problemas”, detalhou.

Por G1 SE

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário