PM faz reintegração de posse na ocupação João Mulungu em Aracaju

Photo of author

Por Isto é Aracaju

No local moram 71 pessoas, segundo representantes da ocupação. A Ivo do Prado está bloqueada nos dois sentidos, assim como a Travessa José de Faro.

https://www.instagram.com/tv/CPODs6eBNzW/?utm_source=ig_web_copy_link

Uma reintegração de posse está sendo realizada pela Polícia Militar (PM), na manhã deste domingo (23), em um prédio localizado na Avenida Ivo do Prado, na Região Central de Aracaju, que abriga 71 pessoas da Ocupação João Mulungu, de acordo com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Segundo a PM, a ação ocorre por ordem de uma determinação judicial.

O defensor público do estado, Alfredo Nikolaus, está acompanhando a reintegração.

“A situação é caótica. Em pleno domingo, em tempos de pandemia, gerando aglomeração. A alegação da prefeitura é que essas famílias têm para onde ir, mas elas não têm. Inclusive, estou observando muitas descendo com televisões, colchões. Então essas famílias estavam morando aqui realmente. Estamos aguardando o posicionamento dos órgãos de assistência social”, disse.

A Prefeitura da capital informou que está realizando um levantamento para dar suporte às famílias.

“Esse prédio está há mais de seis anos abandonado, com R$ 12 milhões de dívida ao nosso estado. E quando a gente resolve dar uma função social, sofremos em seis meses duas reintegrações de posse. Uma foi derrubada. Esse mandado do nada acontece num final de semana, antes das 6h da manhã. Isso é ilegal. O próprio Ministério Público deferiu que é proibido fazer despejo. Não houve nenhuma negociação. Nossos advogados foram impedidos de entrar no espaço”, disse o coordenador estadual do MLB, Thiago Bezerra.

No dia 13 de maio, representantes da ocupação chegaram a fazer manifestações na Câmara de Aracaju e na Avenida Ivo do Prado reivindicando moradia.

Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, bloqueada para reintegração de posse — Foto: Divulgação/SMTT

A Tropa de Choque, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participam da reintegração.

A Ivo do Prado está bloqueada nos dois sentidos, assim como a Travessa José de Faro.

Por G1 Sergipe

Acompanhe também o Isto é Aracaju no Instagram, Facebook e no Twitter

Deixe um comentário